• Bela Verissima

Lipoescultura e Lipoaspiração: as cirurgias para Harmonização corporal




A Lipoescultura e Lipoaspiração são procedimentos de harmonização corporal cada vez mais populares. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), somente entre o público masculino a procura por procedimentos estéticos do gênero quadruplicou no Brasil nos últimos cinco anos. A quantidade de cirurgias do gênero passou de 72 mil para 276 mil ao ano.

A maioria das pessoas busca ter mais bem-estar estético, e até mesmo melhorar a saúde por meio desses processos. Contudo, quem deseja corrigir o corpo por meio deles, precisa saber mais sobre o funcionamento de cada técnica, o pós-operatório e até mesmo os cuidados a serem tomados.


O que é e como funciona Lipoescultura e Lipoaspiração?

Apesar da Lipoescultura e Lipoaspiração terem nomes parecidos, são técnicas totalmente diferentes. Em muitos casos elas podem ser usadas em conjunto, mas é preciso ter em mente o que cada uma realmente é.

A lipoaspiração é uma técnica onde retira-se o excesso de gordura de uma região por meio da aspiração. Para isso, o paciente precisa tomar uma anestesia, que pode ser geral, local ou peridural, e depois são colocadas cânulas em pontos específicos.

Por sua vez, a lipoescultura é uma técnica onde a gordura do próprio paciente é usada como enxerto para regiões do corpo. Dessa maneira, o profissional pode esculpir o corpo do paciente, aumentando regiões e até mesmo combatendo a flacidez.

Para que isso seja possível a gordura retirada através da lipoaspiração é tratada logo após ser retirada do paciente. Basicamente é retirado os resíduos de anestesia, gorduras rompidas e o sangue. Em seguida é feito o enxerto no local desejado, por meio de seringas bem finas.

Os dois procedimentos em conjunto podem demorar de 2 a 4 horas, dependendo do caso do paciente.


Vantagens





A Lipoescultura e Lipoaspiração têm se tornado cada vez mais populares. Isso porque, elas trazem uma série de benefícios para o paciente, tais como:

· Ajuda no combate da flacidez

Por meio desses procedimentos cirúrgicos, a pessoa consegue eliminar a flacidez. Tanto por conta da retirada de gordura como a reaplicação em outro local.


· Traz harmonia corporal

Mais um dos benefícios da Lipoescultura e Lipoaspiração é que essas técnicas podem trazer mais harmonia corporal. Isso porque o profissional responsável pelos procedimentos irá avaliar com cuidado quais locais devem ter a gordura retirada, e em quais ela deve ser aplicada para que o paciente fique com um corpo esculpido.


· Melhora a autoestima

Muitas pessoas acabam tendo a autoestima prejudicada por não se sentirem satisfeitas com o próprio corpo. E por meio desses procedimentos, é possível recuperar esse aspecto, fazendo que a pessoa se sinta bem consigo mesma, e consequentemente tenha mais bem-estar e qualidade de vida.


· Segurança

Se realizados por um profissional especializado, esses dois procedimentos cirúrgicos são seguros. Principalmente no caso da lipoescultura.

Como a gordura do próprio paciente é utilizada nos enxertos, as chances de rejeição por parte do corpo são de quase zero.


Pós-cirúrgicos e cuidados da Lipoescultura e Lipoaspiração

A Lipoescultura e Lipoaspiração exigem uma série de cuidados no pós-operatório. Somente seguindo eles à risca é que o paciente poderá ter os melhores resultados. Entre eles estão:


· Alimentação leve

Um dos principais cuidados do pós-operatório desses procedimentos é em relação a alimentação. Ela precisa ser leve e saudável.

O ideal é que o paciente opte por caldos, sopas e saladas, bem como legumes e vegetais. São liberadas carnes, mas apenas os cortes magros e grelhados.

Outro aspecto importante é a ingestão de água. É essencial que a pessoa beba muita água para estimular a liberação do excesso de líquido.

Além disso, também é necessário consumir alimentos ricos em albumina. Essa é uma substância que irá ajudar não apenas na redução de inchaço, mas também na estimulação da cicatrização.


· Fisioterapia e drenagem linfática

No caso da fisioterapia, entre 72 horas a 15 dias, é possível notar uma certa tensão no tecido que foi aspirado. E para evitar quadros de fibrose e até mesmo retrações, o ideal é realizar técnicas de fisioterapia e também drenagem linfática manual.

Dessa maneira, é possível desobstruir o sistema linfático, bem como estimular os músculos, trazendo assim resultados mais satisfatórios e evitando que um novo procedimento cirúrgico seja realizado.


· Cinta elástica

Logo após a realização dos procedimentos, é essencial que o paciente coloque a cinta elástica. Ela deve ser usada sem por dois dias (no mínimo), não podendo ser retirada para o banho ou higienização.

Esse acessório irá ajudar a pele aderir ao músculo, agora que não há mais a gordura. Ela também será útil na questão das regiões que receberam enxerto.

Após as primeiras 48 horas, ela poderá ser retirada para a higienização. Mas, o paciente ainda precisará usá-la por pelo menos 15 dias, para garantir os melhores resultados.


· Tomar a medicação conforme orientação médica

Outro cuidado fundamental em relação a Lipoescultura e Lipoaspiração é sobre a medicação. Ela precisa ser consumida conforme a orientação médica.

Além de ajudar a aliviar as dores, os medicamentos também irão estimular a redução do inchaço, a cicatrização e ainda evitar complicações como infecções.


· Repouso relativo

Logos após os primeiros dias da Lipoescultura e Lipoaspiração é necessário que o paciente fique em repouso relativo. Isso quer dizer que ele não deve realizar atividades que exerçam grande esforço físico, como esportes, mas, precisa andar e se locomover.

Isso irá ajudar a evitar complicações como a trombose.


· Malha modeladora

A malha modeladora também é um acessório necessário no pós-operatório. Ela permitirá que o paciente consiga manter a modelagem criada pelo profissional, evitando assim que o corpo acabe se adaptando de forma incorreta.

Em média, o tempo de utilização desse acessório é de 2 meses. Contudo, isso irá variar conforme o caso.


E antes da cirurgia, quais são os cuidados?





Os cuidados são fundamentais não apenas no pós-operatório, mas antes mesmo da Lipoescultura e Lipoaspiração. Uma das recomendações é suspender, sob orientação médica, o uso de medicamentos que tenham ácido acetilsalicílico.

Isso porque, eles tendem a alterar a coagulação do sangue. O que pode gerar complicações.

Além disso, o profissional também pode recomendar a suspensão de uso de pílula anticoncepcional, no caso de mulheres que vão realizar os procedimentos. Essa recomendação acontece porque alguns estudos apontam que ela pode aumentar o potencial tromboembólico.

No entanto, é importante que a paciente use outro método de contracepção, como a camisinha, para não correr o risco de engravidar antes do procedimento, o que irá inviabilizar a realização dele.

No caso de pacientes que fumem é recomendado que ele suspenda o tabagismo cerca de 30 a 60 dias antes dos procedimentos, e também mantenha a suspensão dois meses depois deles. Isso porque a nicotina pode prejudicar a cicatrização.

Se por ventura o paciente tiver algum tipo de infecção nos dias que antecedem os procedimentos, ele obrigatoriamente precisa informar o cirurgião. Qualquer tipo de infecção poderá afetar diretamente o procedimento e o pós-operatório, podendo gerar consequências graves ao paciente. Logo, é essencial informar o médico.

O ideal, independentemente se você deseja fazer Lipoescultura e Lipoaspiração ou outro procedimento de harmonização corporal, é procurar um profissional. Ele poderá dar todas as orientações necessárias e indicar a melhor alternativa para as suas necessidades.

Ficou com alguma dúvida em relação aos procedimentos de Lipoescultura e Lipoaspiração? Então aproveite para deixa-la nos comentários.


#drenagemlinfatica #drenagemescultura #lipoescultura

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo