Benefícios da Drenagem Linfática para Gestantes
top of page
  • Foto do escritorBela Verissima

Benefícios da Drenagem Linfática para Gestantes

As gestantes, especialmente nos meses finais de gravidez, sabem como as alterações hormonais da gestação causam maior retenção de líquidos, gerando grande desconforto e mudanças no contorno do seu corpo. Para reduzir estes efeitos, já a partir das 12 semanas de gravidez ou com liberação médica as gestantes podem começar o tratamento. Os estudiosos atestam⁴ que, uma vez aprovada pelo obstetra, a drenagem é absolutamente segura e traz bem-estar para mãe e inclusive para o bebê. Gestantes são pacientes que exigem mais atenção e prudência, pois sofrem durante 9 meses uma série de mudanças no corpo, devido às alterações hormonais, fisiológicas e bioquímicas. Por isso, nas grávidas os movimentos de deslizamento pelo corpo são mais profundos porém leves, sendo que na barriga os movimentos são apenas para hidratação. É preciso cuidar também do melhor posicionamento da mulher durante as manobras e garantir atenção especial na região das costas e na lombar, que são as mais sobrecarregadas nesta fase. Estudo acadêmico recente⁵ indicou que no caso das gestantes existe uma evolução clara na qualidade de vida da mulher que realiza drenagem linfática durante a gravidez, com a diminuição dos edemas e melhora na amplitude dos movimentos devido ao alívio dos inchaços das articulações. Os benefícios da drenagem nas grávidas são bem nítidos:


● diminui o inchaço e sensação de peso, em especial nas pernas;

● ameniza a sensação de cansaço, já que ativa a circulação;

● alivia a tensão e as dores nas costas, principalmente lombar, com movimentos focados nesta região;


Além disso, o ganho estético proporcionado pela técnica ajuda psicologicamente as mães que passam pelo processo e ajuda até na formação do feto já que mães mais realizadas têm uma gestação mais saudável, conforme reportado em estudos da área⁶. Mesmo após o parto, a drenagem pode continuar trazendo seus benefícios porque auxilia na recuperação e agiliza a perda de medidas.



A Drenagem Linfática é Segura?


A resposta é sim. É evidente também que para um resultado eficaz é necessário um profissional qualificado e com boas indicações. Por isso, as profissionais de Bella Veríssima têm mais de 20 anos de experiência em estética da saúde e estão aptas a aplicar a técnica de drenagem linfática de acordo com os protocolos e de forma responsável. Nós compreendemos que os movimentos realizados num paciente sob cuidados médicos são bem diferentes do que os realizados puramente para fins estéticos, por exemplo. Nossos cuidados com os pacientes são tomados em acordo com as recomendações e preferências de cada médico e analisados sessão a sessão.

448 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page