• Bela Verissima

Limpeza de pele masculina: Entenda a importância e como fazer


A limpeza de pele masculina é um processo que ainda é considerado tabu entre muitos homens. Contudo, a higienização é uma questão não apenas estética, mas de saúde!

A falta de uma higiene correta e frequente pode desencadear uma série de problemas para o homem. Desde acnes até o envelhecimento precoce.

Mas, a boa notícia é que hoje em dia já existem técnicas e produtos específicos para a pele masculina, e muitos com preços bem mais acessíveis do que se pode gente imaginar. Logo, não há desculpa para não manter os cuidados adequados com a saúde da pele.

Continue lendo esse post e entenda mais sobre a importância de manter a pele limpa e saudável e como fazer isso no dia a dia sem grandes complicações. Confira!


Qual a importância da limpeza de pele masculina?


Fazer a limpeza de pele masculina é essencial para quem deseja ter mais saúde e bem-estar. Isso porque, esse órgão interfere em uma série de aspectos da nossa vida.

A falta de higienização pode acabar obstruindo os poros, fazendo assim que o homem sofra com crises de acne, que nada mais é que um processo inflamatório ocasionado pelo excesso de sebo.


No caso dos homens, a obstrução dos poros também pode prejudicar o crescimento de pelos faciais, o que pode ser um grande problema para quem gosta de manter barba ou bigode.


A higiene também garante mais saúde para a pele, mantendo-a sempre hidratada e estimulando a produção de colágeno. Esses dois aspectos são essenciais para se evitar o envelhecimento precoce, uma vez que a flacidez e as linhas de expressão surgem por esses e outros fatores.


Quais as vantagens da limpeza de pele masculina?




Fazer a limpeza de pele masculina, principalmente com um profissional, pode gerar uma série de benefícios, tais como:


· Aparência mais jovem

Uma vez que a higienização está diretamente ligada a manutenção do colágeno e da hidratação, a limpeza de pele masculina ajuda a manter a aparência jovem. Ela evita o surgimento de linhas de expressão e rugas, principalmente se alinhada a outros cuidados, como o uso do filtro solar.


· Ajuda no crescimento da barba e/ou bigode

Mais um dos benefícios desse tipo de cuidado é que ele está diretamente ligado a melhora no crescimento de pelos faciais. Quando os poros ficam obstruídos, eles atrapalham o crescimento dos folículos.

Com isso, é mais fácil que o homem fique com pelos encravados. Uma vez que a higienização é feita, as células mortas e excesso de sebo são eliminados, permitindo que eles cresçam de forma saudável.


· Melhora o controle da oleosidade

A pele do homem é naturalmente mais oleosa do que a da mulher. Por isso é necessário um cuidado redobrado em relação a higienização, para evitar problemas dermatológicos.

A limpeza de pele masculina ajuda no controle dessa oleosidade. Com isso, além de manter a pele saudável, também é possível evitar problemas como a acne.


Dicas de limpeza para a pele masculina

Existem dois tipos principais de limpeza de pele masculina que é possível realizar. A caseira que se resume aos cuidados diários que o homem precisa ter e a realizada com um profissional.

A grande diferença entre os dois métodos é que o segundo utiliza produtos profissionais e que têm mais resultados. Mas o ideal, para quem deseja garantir uma pele saudável e bonita, é realizar os dois.

Confira algumas dicas de como higienizar a pele corretamente:


· Use produtos específicos para a sua pele

A primeira recomendação é sobre os produtos usados na pele. Cada pessoa possui necessidades específicas que precisam ser observadas.

Um produto para pele oleosa é totalmente diferente para um voltado para pele sensível. Logo, o ideal é sempre olhar com atenção a recomendação de uso do cosmético.


· Deixe o produto agindo por um tempo no rosto enquanto faz uma massagem facial

Um dos maiores erros em relação a limpeza de pele masculina é colocar um produto de remoção de resíduos, como uma loção adstringente, é retirá-lo poucos segundos depois. Todo produto precisa de certo tempo (normalmente indicado na embalagem) para surtir efeito.

Por isso, ao aplicar o cosmético no rosto, verifique o tempo indicado e enquanto espera faça uma massagem facial. Esses movimentos contínuos irão ajudar o produto a penetrar nos poros e eliminar todas as impurezas que possam ter se acumulado. Desde sebo até sujeira.

Somente então enxague completamente, retirando quaisquer resquícios do cosmético.


· Não use produtos à base de óleo antes dos à base d’água

Mais uma das dicas de limpeza de pele masculina é não usar produtos à base de óleo antes dos à base d’água. Quimicamente óleo e água não se misturam.

Logo, se você aplicar uma mistura oleosa, o cosmético feito à base d’água não conseguirá penetrar na pele de forma adequada. Isso porque o primeiro produto irá “selar” os poros.

Por isso é importante montar uma rotina de skin care que tenha uma lógica, para não acabar desperdiçando produtos e não tendo os efeitos desejados.


· Cuidado com o efeito rebote

O feito rebote é mais comum do que muitas pessoas podem imaginar. Basicamente, quando a pessoa usa um produto na pele, que acrescente mais substâncias do que ela precisa, a tendência é que acnes e outros problemas dermatológicos surjam, ao invés do tecido ficar saudável.

Por exemplo, a pele tem a quantidade correta de oleosidade, e é aplicado um cosmético para pele ressecada, provavelmente irão surgir acnes ou os poros ficarão obstruídos. É um rebote por conta justamente do excesso de óleo que pele acabou tendo.

Por conta disso o ideal é consultar um especialista antes de começar a usar qualquer produto de limpeza de pele masculina. Ele irá avaliar qual o tipo de pele, bem como os produtos mais adequados.


· Rotina de limpeza é fundamental

Assim como o corpo precisa de uma alimentação balanceada para funcionar de maneira correta, a pele precisa de uma rotina de pel. Ou seja, procedimentos feitos de forma periódica que ajudem não apenas na higienização, mas na hidratação e renovação.

A higiene é algo que deve ser feito diariamente, e até mesmo mais de uma vez por dia. É necessário usar um sabonete específico para o rosto, e não os comuns para o resto do corpo.

Além disso, também é necessário que o homem faça ao menos uma esfoliação por semana. A esfoliação é uma limpeza mais profunda que vai deixar os poros completamente limpos das células mortas e sevo.

Outro cuidado é a hidratação, que deve ser feita preferencialmente todos os dias. Ela irá ajudar a pele a se manter sempre hidratada, livre do ressecamento.


· Cuidado com os métodos caseiros

Os métodos caseiros são amplamente divulgados na internet, e alguns podem gerar efeitos bons na pele. Contudo, alguns ao invés de ajudarem, podem deixar a pele ainda mais sensível e sem saúde.

O ideal sempre é procurar um especialista. Tanto para indicação de produtos profissionais, como para métodos caseiros.


Conclusão

Quem deseja garantir uma limpeza de pele masculina de qualidade deve procurar um profissional. Um especialista na área poderá avaliar quais são as melhores técnicas e produtos para o homem, garantindo assim uma pele mais limpa e saudável.

A higienização da pele não deve ser mais um tabu entre os homens. Principalmente levando em conta como ela interfere na saúde, bem-estar e até mesmo na autoestima.

Então, não deixe de falar com um profissional para saber mais sobre a limpeza de pele masculina, e o que é possível fazer para deixar a sua ainda melhor.


#limpezadepelemasculina #diadonoivo #bellaverissima

4 visualizações0 comentário