O que é Toxina Botulínica
  • Foto do escritorBela Verissima

O que é Toxina Botulínica

É uma toxina produzida pela bactéria botulínica e atualmente é amplamente utilizada no campo do rejuvenescimento da pele. Essa bactéria é a mesma que causa o botulismo, uma doença grave com múltiplos sintomas, como paralisia muscular.

No entanto, as toxinas botulínicas comerciais são purificadas e utilizadas em doses que proporcionam benefícios ao corpo humano, como auxiliar em tratamentos cosméticos ou até mesmo em doenças. Por isso, a substância é amplamente utilizada para a coordenação orofacial em indivíduos.

Atualmente, é procurado para fins estéticos, pois bloqueia os sinais músculo-nervosos quando aplicado em pequenas quantidades. Desta forma, os músculos não se contraem, ajudando a prevenir, reduzir e eliminar as rugas.

Para quais pacientes ela é indicada

Não há grandes contraindicações ao uso da toxina botulínica. Recomendado para quem quer prevenir ou reduzir as rugas que começam a aparecer no rosto.

Além disso, como precaução, em alguns casos é melhor não aplicar. São eles: pacientes com hipersensibilidade a toxinas, que tenham problemas neuromusculares, imunes e coagulopatia a qualquer componente, se a paciente for gestante ou lactante.

Cuidados para realizar um procedimento seguro

Além de pesquisar áreas onde as toxinas devem ser utilizadas, como um bom profissional, devemos tomar outros cuidados para implementar os procedimentos de segurança. É importante explicar ao paciente como será a aplicação, permitindo que ele permaneça confiante e calmo antes e durante o procedimento.

A quantidade de produto que deve ser injetada no paciente também deve ser analisada para que o procedimento alcance bons resultados sem o risco de absorção e efeitos colaterais adversos. Também é importante que o procedimento seja feito por um profissional que conheça detalhadamente a anatomia da face para que os pontos de aplicação paralisem apenas os grupos musculares de interesse estético.

Efeitos colaterais que podem surgir

Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, a aplicação da toxina pode ter alguns efeitos colaterais leves. Devemos alertar os pacientes sobre essas possíveis consequências. Após a injeção, você pode sentir:

• náusea;

• um pouco de dor (e hematomas) no local da injeção;

• Dor de cabeça;

• sintomas de gripe;

• Fraqueza do lobo temporal facial;

• Ptose, a queda da pálpebra superior.

Os dois últimos efeitos da lista são menos comuns. Eles geralmente ocorrem quando a pessoa que recebe a injeção esfrega ou massageia o local da aplicação, pois isso faz com que as toxinas migrem para outras áreas do rosto.

Como é realizado o tratamento com toxina botulínica?

A aplicação é muito rápida e quase indolor. A aplicação é feita no consultório e dura cerca de 15 minutos, durante os quais o profissional pode aplicar um anestésico tópico para garantir maior conforto durante o procedimento.

Depois disso, a substância é injetada com a ajuda de uma agulha fina. Geralmente, os pacientes retornam ao consultório para uma reavaliação após cerca de 15 dias. Se necessário, os profissionais farão pequenas alterações para garantir um melhor desempenho do aplicativo.

Os efeitos duram entre 4 e 6 meses, já que a paralisia muscular vai encurtando de forma gradativa já que a toxina é lentamente absorvida pelo organismo. O melhor é que o paciente faça o tratamento de maneira preventiva, evitando esperar o nascimento de rugas para fazer uma nova aplicação.

Quais são os principais benefícios da toxina botulínica?

A aplicação da toxina botulínica traz diversos benefícios aos pacientes que fazem uso da substância. Conheça os mais importantes:

• Minimiza os efeitos dos músculos faciais hiperativos que levam a rugas pela dobra constante da pele sobre eles;

• Deixa suaves as linhas finas e linhas de expressão causadas pelo envelhecimento natural da pele, pois dá tempo ao organismo para recompor os tecidos antes que sejam dobrados novamente;

• Melhora a auto-estima e faz o rosto parecer mais relaxado;

A toxina botulínica como parte de um plano de rejuvenescimento eficaz

Vale a pena reforçar que o efeito da toxina botulínica acontece sobre os músculos subcutâneos e não diretamente sobre a pele. Sendo assim, o efeito esperado pelo produto é antes de tudo preventivo para a formação de rugas. Em peles mais jovens, quando ainda há produção suficiente de colágeno, a simples paralisia dos músculos dá tempo à pele para regenerar as marcas de dobras que chegam a ficar invisíveis. Em peles maduras, as marcas na pele se suavizam e deixam de ser continuamente reforçadas mas podem não sumir por completo.

Por isso, em qualquer caso, costuma-se sugerir a combinação da toxina com o uso de preenchedores para reverter o efeito de linhas já formadas, assim como a aplicação de bioestimuladores de colágeno para reforçar a sustentação natural da pele. Por isso, é importante discutir com um profissional qualificado o uso da toxina como parte de um plano completo de rejuvenescimento para o seu caso.

Indicamos em Campinas nosso parceiro de anúncios https://www.facedoctorcampinas.com/ ao entrar em contato indique o cupom BELLA10 e receba um desconto exclusivo.